segunda-feira, 23 de março de 2009

Este blog começa sua decomposição hoje.

Iniciar este humilde blog com um filme especial é uma tarefa difícil mas obrigatória. Poderia citar os vários filmes que vi durante a semana, mas não ficaria feliz; tinha que representar algo para este blogueiro neófito. Aproveitei o momento em que estou revendo filmes que vi no passado, quando me enfiava nas locadora de VHS e passava quase -ou até mais de - uma hora chafurdando nos títulos das saudosas distribuidoras de filmes (Look, América, Mundial, Top Tape,CIC etc), para inaugurar este espaço com uma obra significativa: Zumbi 3 ou Let sleeping corpses lie.
Embora os filmes de Romero ocupem um lugar de destaque no meu gosto por filmes de cadáveres ambulantes e canibais, Zumbi 3 merece essa honra.
Por volta de 1990, estava eu em pleno sábado pela manhã à procura de filmes de horror para locar, já havia separado os filmes que a familia queria e começava a particular e difícil tarefa de escolher, no máximo, três títulos do gênero que mais me agradava. Como, na época já havia visto as duas partes da, naquele momento, trilogia dos mortos vivos de George Romero, selecionei logo Zumbi 3. Em casa, percebi de cara que este exemplar zumbiflix, não pertence aos imitadores italianos de Romero; era, na verdade, uma artimanha da distribuidora para promover seu filme. Não era um filme do Lucio Fulci nem do Brunno Mattei, mas de um cara chamado Jorge Grau.
Sinopse: Um sujeto pega sua moto em meio ao caos londrino, se dirige para o interior da Inglaterra. Ao parar num posto de gasolina, incidentalmente, encontra uma garota chamada Kinsey. Os dois seguem juntos até se depararem com umas pessoas que estão combatendo pragas no campo utilizando radiação. Esta radiação, lógico, reaviva cadáveres com fome de carne humana. Os mortos vivos começam a perambular pelos campos e em um hospital, onde encontram carne farta entre enfermeiras, médicos e pacientes.
O roteiro é simples, quase uma imitação de A Noite dos Mortos Vivos. Mas o Jorge Grau é um diretor competente e investe no clima claustrofóbico e no suspense bem construido; não dispensando as cenas de gore, onde policiais e enfermeiras têm sua entranhas devoradas pelos vorazes canibais.