segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ver-te-ei no Inferno (!), de Martin Ritt




O Realizador
Este cineasta americano, filho de imigrantes russos, foi perseguido pelo famigerado maccarthysmo. Acusado de ter ligações com o partido comunista, por causa de sua predileçaõ por temas sociais, Martin Ritt foi perseguido junto com tantos outros artistas durante a paranóia anti-comunista que tomou conta da terra do tio Sam, nos anos da Guerra Fria. Esse episódio, inclusive, serviu como inspiração para o ótimo filme “The Front,” com Woody Allen que Martin Ritt dirigiria posteriormente. Boa parte da obra cinematografica deste diretor, tem como base as questões sociais; racismo e a brutal condição dos trabalhadores como é o caso de “The Molly Maguires”, são preocupaçes presentes na obra deste realizdor que inicou sua carreira ainda na década de trinta. Ritt ainda foi responsável por um dos melhores filmes de espionagem dos anos sessenta, “The Spy Who Came in From the Cold”, com Richard Burton e dirigiu Paul Newman em uma de suas melhores performaces, no western humanista “Hombre”.
Foi também professor na famosa escola Actors Studio de onde sairam, além de Paul Newman, Brando e James Dean. Sua estréia na direção se deu com o filme "Um Homem de Trêsmetro de Altura," com John Cassavetes em 1956. Mas o reconhecimento mundial só chegaria mais tarde, mas precisamente em 79, com o filme "Norma Rae", premiado em Cannes.

O Filme
“Ver-te-ei no Inferno” (nome infeliz!), realizado em 70, conta a historia de mineradores de carvão do Estado da Pennsylvania, que se rebelam contra as miseráveis e brutais condições de trabalhos imposta pela impresa em que trabalham; cançados de serem explorados, resolvem, através de uma organização secreta, os Molly Maguire, cometer atos terroritas contra a mineradora.


Na trama, um investigador (Richard Harris, ambíguo até o sso) é chamado ao local com a missão de se infiltrar e delatar os membros dessa organisação secreta que é liderada por um mineiro chamado Jack Kehoe (Seam Connery, ótimo). Embora desconfiados das reais intenções do novato, James McParlan (Harris), os Molly Maguaris o aceitam como membro do grupo e logo, MacPalan estará envolvido em atentados terroristas contra a mineradora. Atraido por uma joven da localidade (Samantha Eggar) e dividido entre a admiração por Jack Kehoe e sua missaõ, MacPalan se verá em um dilema moral onde sua consciência será severamente testada.
Martin Ritt constroi um excelente drama politico com contornos subversivos, onde além da ótima historia, o destaque fica por conta do duelo interpretativo entre os grandes Richard Harris e Sean Cinnery. Filmaço!