sexta-feira, 2 de outubro de 2009

SUKIYAKI WESTERN DJANGO, de Takashi Miike



Estava na captura desse filme a um tempão. E no meio dessa correria toda, me deparei com essa grata surpresa. Provavelmente o cara que me vendeu, não tinha mínima idéia do que se tratava, e vai empurrar o filme na galera achando que é um faroeste qualquer. Vai ter a freguesia voltando lá indignada querendo a grana de volta! Não que o filme seja ruim, longe disso. É que não um filme é pra todo mundo.
Trata-se de um Western anárquico do maluco cineasta japonês. Miike mistura Mangá, faroeste italiano e filme de samurai numa obra irregular, porém agradável para os fãs desse incansável realizador nipônico. O filme é inclassificável. Mas suas principais referências são os filmes Yojimbo, de Akira Kurosawa no qual outra referencia citada por Miike, “Por um Punhado de Dólares”, de Sergio Leone, foi baseado e, obviamente, o clássico Django, de Corbucci. No filme, um estranho sem nome chega a uma cidade dominada por duas facções de bandidos. Sua presença causa um reboliço na cidade e sua habilidade no gatilho será disputada pelas gangues rivais; igualzinho a Yojimbo, como igualzinho a “Por um Punha de Dólares”. E tome humor negro, violência, pirações e um inacreditável duelo de espada samurai com revólver! O filme tem ainda a famosa participação de Tarantino – retribuindo a (participação) de Miike no insosso “Albergue”. Não é o Miike de “Audition”, que pra mim é sua obra prima, mas também não é o de “Morrer ou Viver 2”, que é um vacilo na sua extensa filmografia. Fica no meio termo. Não é genial, mas é diversão garantida... Se você entender o espírito da coisa, claro.
PS: esse texto foi escrito com a colaboração do Whitesnake e seu “Live...In The Heart Of The City”. Pode falar o que quiser, mas esse disco é bom!