sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Hardcore, de Paul Schrader



"Pequeno empresário calvinista investiga o sumiço da filha adolescente. Descobre que ela trabalha em filmes pornográficos e vai a sua procura, envolvendo-se com figuras sórdidas e uma jovem prostituta em Los Angeles".




Paul Schrader nasceu em uma comunidade calvinista extremamente puritana. Consta que somente após entrar para a universidade, Schrader tomou conhecimento do cinema. Estudou teologia, mas o contato com a sétima arte o aproximou de mestres do cinema como Bergman, Antonioni e Orzu, fezendo desistir da teologia e se dedicar ao cinema. Em Los Angeles, devido ao seu grande conhecimento sobre cinema (dizem que viu mil filmes durante um ano), começa atrabalhar como crítico no mesmo perildo em que se forma em Teoria do Cinema. Começa sua carreira como roterista em 1972.
“Scharder, ex-drogado e frequentador do bas-fond do centro da cidade de Nova Iorque, criou Travis (Taxi Driver) baseado em si mesmo e em obras de Sartre e Dostoievski.Mais tarde, Scorsese pediu-lhe para fazer o roteiro de A Última Tentação de Cristo, do livro de Nikos Kazantzakis”.